……Em 2001 a APAEB/Valente começou a colocar em prática uma iniciativa inédita de comunicação local: A TV Itinerante Valente, ou simplismente TV Valente. Uma equipe de reportagem ia aos bairros e zona rural, entrevistando a população e voltando depois para mostrar as reportagens. Um vídeo semanal era exibido em praça pública, ou nas comunidades em que as matérias eram produzidas. Uma forma de conscientizar a comunidade sobre os direitos que tem e que desta forma passam a ser cobrados. Um dos principais focos das produções era a capacitação dos agricultores através de vídeos informativos.
No ar!
……A partir de 2003, com o apoio de uma organização Belga, a Volens, a TV itinierante se transformou em um informativo chamado Jornal de Valente, veiculado de segunda a sexta-feira, com meia hora de duração, na TV Cultura do Sertão, localizada em Conceição do Coité. O programa com alcance regional exibia notícias de Valente e eventualmente de cidades vizinhas. Também era um programa de variedades com meia hora de duração aos sábados. É o Alto Astral, que mostra artistas locais já consagrados, revela novos talentos e entrevista artistas de fora que passam na cidade.
……A parceria entre o Jornal de Valente e a TV Cultura do Sertão não durou muito. Com sérios problemas técnicos, as atividades da TV situada em Conceição do Coité foram paralisadas, mas o Jornal de Valente permaneceu no ar, sendo feita a transmissão diretamente de Valente, enquanto tramita em Brasília o pedido de concessão de uma TV Educativa em Valente.
……Ao longo de sua existência, o Jornal de Valente gerou diretamente 20 empregos diretos, foram mais de 4 mil horas de exibição e outras centenas de horas de produção em campo. Isso gerou um arquivo de valor imensurável sobre a Região Sisaleira.
O cooperante Holandês
……Graças a parceria entre o Jornal de Valente e a Volens, uma entidade Belga que realiza projetos sociais em vários países – incluindo o Brasil – o cineasta Eric Gijssen (pronúncia: Êric Réssem) foi durante quase um ano e meio, um integrante da equipe. Durante esse período Eric realizou oficinas, sistematizações e diversas atividades, participando ativamente de ações comunitárias no município de Valente. Uma de suas principais contribuições foi o trabalho realizado no projeto Repórter Cidadão, que até então era desenvolvido de forma esporádica pela equipe do Jornal de Valente. Em Janeiro de 2008 Eric retornou para a Europa, mas levou e deixou muito aprendizado.
Anatel tira o Jornal de Valente do ar
……As tramissões em Valente foram realizadas até junho de 2007, quando após uma ação da Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) as transmissões foram impedidas de continuar. Até então era exibido de segunda a sexta um jornal de 30 minutos, trazendo noticías locais e regionais de interesse da comunidades na mais diversas áreas como cultura, entretenimento, educação, cidadania e rural, além do programa Alto Astral.
A luta continua…
……As tentativas de estabelecer um projeto de TV Educativa continua em 2008, o Jornal de Valente, através da Fundação APAEB, integra-se ao Comitê de Democratização da Mídia, onde participam organizações como o MOC (Movimento de Organização Comunitária), a Agência Mandacarú de Comunicação, a Abraço Sisal (Associação Brasileira de Rádios Comunitárias), além do Departamento Acadêmico do Curso de Comunicação Social do Campus XIV da UNEB, dentre outras. O objetivo do Comitê é lutar pela democratização da mídia, sobretudo na Região Sisaleira da Bahia, empenho no qual, mesmo temporariamente fora do ar, o Jornal de Valente permanece comprometido.
Valente, Abril de 2008.
Deixe um comentário